Figura2

sexta-feira, julho 15, 2011

Acreditar por ter Medo

Uma das expressões que são utilizadas por pessoas ateias, para contrariar os crentes costuma ser:
"vocês acreditam por terem medo" Este medo está associado ao medo de morrer ou o medo de estarmos sozinhos e então inventamos uma crença só para nos sentirmos bem.

Ora, falando no meu caso, eu acho essa expressão totalmente despropositada, e acho que quem a diz não pensou bem nela, e a profere apenas porque os outros disseram e fica bem e é rápida. Depois parece-me que essas pessoas dizem o que dizem, porque não aceitam que os outros possam ter outra sensibilidade para a vida que não seja apenas o nascer e morrer.

Realmente pensando neste tema faz-me ver que eu acredito não porque tenho medo. E isso seria hipócrita da minha parte e só me estaria a enganar e a prejudicar. Mas quem é que eu estava a enganar? Eu mesmo!

Quando me vêm com estas questões a primeira coisa que eu lhes pergunto é: "mas como é que sabe que eu acredito porque tenho medo?" E a resposta concreta a esta questão NUNCA aparece. Como é que estas pessoas que tanto nos julgam, e julgam a nossa capacidade de pensar sobre a vida, sabem que vivemos no medo ou que acreditamos por ter medo, se nunca nos conheceram ou falaram connosco? A única resposta da parte deles só poderá ser "Não sei"

Posso dar exemplos rápidos sobre pessoas com fé e corajosas, cujo medo não fazia parte do seu vocabulário . Relembro o padre Kolbe, que tanto arriscou na sua vida pelos outros, e onde demonstra que a sua fé é real e forte, e que não passa de um simples engano. Será que uma pessoa como o padre Kolbe era hipócrita e porque tinha medo? Como é que uma pessoa hipócrita e com medo vai tomar o lugar de um pai de família num campo de concentração? Se isto é ter medo, então eu quero ter esse medo!

Quando forem confrontados com estas questões da vossa fé, sejam firmes e não se deixem abater. Todas as pessoas são diferentes, e todas as pessoas têm diferentes maneiras de ver a vida. Há que respeitar tudo isso. Podemos mostrar o nosso lado com o nosso exemplo e talvez os outros se sintam cativados pela nossa simples maneira de ser, mesmo ao jeito de Deus.
Eu acredito porque a fé assim me diz. Porque um dia alguém me mostrou o caminho e eu ao reflectir em tudo isso, me fez concluir que será impossível estarmos sozinhos, e que a vida se resuma a nada e que tudo tenha aparecido por acaso, vindo do nada. Esse será outro tema ;)

Sem comentários: