Figura2

segunda-feira, maio 19, 2008

As zangas entre católicos

Às vezes não percebo o que se passará com certas pessoas. Anda por aí uma onda de ódio e de ataque entre católicos que só visto mesmo. Não vou estar aqui a dizer nomes nem blogs porque não é meu dever andar a difamar pessoas. Contudo, este tipo de situações, onde se atacam os outros com "unhas e dentes" deixa-me triste, e faz-me pensar se é isto que Deus quer realmente para a Igreja.

E muitas destas discussões por esta blogoesfera fora, são acerca do Concílio Vaticano II e a nova Missa. Pois bem, é legítimo que nem todos consigamos perceber esta mudança, para o novo Rito. No entanto, dizer que esta missa é falsa ou herética, é no mínimo estar a brincar com toda a Igreja. Será que Deus deixaria uma heresia/falsidade deste tamanho acontecer assim? Já se aperceberam do quanto era grave se andassemos todos a rezar em missas que não são válidas?

Diz-se que esta missa nova dá aso a muitos abusos, e que a missa antiga as coisas eram mais controladas, e não haveriam certas "palhaçadas" que se passam actualmente em algumas igrejas.
Por exemplo, há por aí pela net a circular, uma missa com palhaços. É um abuso realmente. Mas, porque é que não seria possível faze-lo na missa antiga? Era só o padre querer.

Tanto numa missa como noutra, nós podemos estar concentrados a rezar, e em sintonia com Deus. E temos de aceitar que uns perferem uma missa à outra. Isto dá pano para mangas.

Acho que podemos e devemos discutir todos os assuntos com os quais não concordamos. E devemos também saber manter a unidade com a Igreja, e não andar a criar cismas, e zangas, para fazer valer quase que pela força, o nosso ponto de vista, que queremos incutir nos outros.

Uns até desejam o extermínos de outros irmãos na fé. Dito por católicos, é muito estranho. Ou será que voltámos à Idade média. É que já não há essa desculpa das mentalidades. Nós evoluímos, e temos a obrigação de ter em atenção a mensagem de Cristo que é uma mensagem de paz e de amor.

E o que dizem os ateus a estas guerras? Querem que eles se convertam a ver este tipo de diálogo? Eu não me converteria.

Sem comentários: