Figura2

terça-feira, fevereiro 05, 2008

A nossa Igreja

Muitas vezes ouvimos a questão, “Porque é que Deus deixa isto acontecer?”, e muitas vezes a nossa ignorância deixa-nos sem resposta. É verdade que acontecem muitas coisas más, ás quais não temos resposta, e por isso devemos culpar Deus? E será que essas coisas não têm mesmo resposta, ou somos nós que não a queremos ouvir?
Estas perguntas também surgiram na minha cabeça, e é por isso que estou a escrever, para partilhar a resposta que eu quis ouvir.
Hoje é dia 27 de Janeiro de 2008, Domingo, ontem, como em todos os sabados estive na missa, onde canto no coro, é chamada a missa para crianças e jovens, por ser o dia em que a maioria sai da catequese e/ou escuteiros, e vai a missa. Essa missa não é igual à dos adultos claro, é adaptada ás crianças, mas não é disto que vou escrever.
Ontem aconteceu uma coisa bastante desagradável, um homem, bebado, entrou na igreja durante a missa, e no final gritou e disse disparates na igreja, a comunidade estava toda irritada, “que falta de respeito” – diziam eles, e era de facto. Mas não pensei muito sobre isto, naquele momento... Quando estava a voltar para casa pensei, “porque é que Deus premite que o mal entre na sua casa”, e a resposta veio-me imediatamente. Aquele homem, que estava bebado, possivelmente nunca ouviu falar das coisas de Deus, porta-se de forma pecadora, mas talvez não conheça outra, mas nós, nós conhecemos Deus, a nossa vida não está cheia de pecado, não estamos sujeitos a ele, mas fazemos. Então a resposta para mim foi simples, Deus premite que as coisas más aconteçam para nos mostrar o mal que nós também fazemos, para nos mostrar aquilo que não queremos ser. Todos os sábados aquela missa acaba com uma barulheira impossivel, todos nós ficamos a falar na igreja... mas ontem, todos ficamos indignados com a acção daquele homem, quando na realidade, somos piores que ele.
No fim o homem voltou a entrar na igreja, atraz do Padre, e dizia “Padre, dê-me a sua benção”, quantas vezes nós já tivemos a benção e não a mereciamos? Quantas vezes pedimos injustamente a Benção a Deus, e comemos do seu corpo, sem que nos fosse merecido? Quantas vezes nós olhamos para aquilo que fazemos? E Quantas vezes olhamos para aquilo que os outros fazem a fim de tirar uma lição disso? Naquele momento, ontem, todos queriam expulsar o homem da igreja por estar a faltar ao respeito, mas quantas vezes já nos expulsámos a nós?
Se calhar as coisas até têm resposta, e eu que ontem na missa, nem estive atenta, e pedi desculpa ao Senhor, e ele desculpou-me, e mostrou-me aquilo que eu sou dentro da sua igreja, e eu não me orgulhei disso, e ninguém reparou nisto, só queriam expulsar aquele homem da Igreja, porque estava a faltar ao respeito, porque falou alto... e nós que também falamos, só o queriamos expulsar da Igreja... porque ele faltou ao respeito!

Senhor, perdoa-nos por agirmos como bebados, quando estamos sóbrios.

1 comentário:

Pescador disse...

sar.a .si, não poderia estar mais de acordo. Quando acaba a Eucaristia, as pessoas não devem ficar lá dentro a fazer barulho. Porque há sempre quem queira rezar mais um pouco e tem o direito de o fazer em paz.

Esta tua mensagem mostra-nos como andamos muitas vezes distraídos, e nem temos noção como podemos agir como esse tal senhor que não estava sóbrio. Ou seja, a fazer muito barulho desnecessáriamente, e até inconscientemente. Porque se tivessemos consciência do que estavamos a fazer não o faríamos concerteza.

Também já tenho presenciado muitas vezes muito barulho após a Eucaristia e não gosto nada. E eu não me estou a querer safar porque sei que muitas vezes também fico na igreja e também converso. Mas esta tua mensagem foi uma grande chamada de atenção, para que saiba respeitar a forma de estar dentro de uma igreja e ao mesmo tempo a respeitar os outros.

Beijinho.