Figura2

quinta-feira, novembro 22, 2007

Parábola do Fermento


Disse-lhes outra parábola: “O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que tudo esteja fermentado”.

Para entendermos esta parábola, talvez o melhor seja interpreta-la por partes, ou seja:

“O reino dos céus é semelhante ao fermento” – Com isto podemos concluir que há uma analogia entre Deus e o fermento.

“Que uma mulher” – A referencia à mulher é bastante importante, sabemos que nesta altura a mulher tinha um papel bastante “apagado” no Mundo, mas mesmo assim há 1 referência ao seu trabalho, será apenas por ser esta actividade, uma actividade doméstica? No meu ver esta parábola transmite-nos mais que isso. A mulher é a geradora, a reprodutora, é como que a demonstradora do trabalho de Deus, ela cria, educa, protege … é quem torna possível (de certa forma) o trabalho de Deus visível.

“Toma e mistura em três medidas de farinha” – Por outro lado as três medidas de farinha, porquê três e não outro número qualquer? O número três, significa a perfeição, a criação, a solução para o dualismo. Isto é torna-se cada vez mais importante, principalmente pela citação de “farinha”, ao pensarmos em farinha e fermento automaticamente pensamos em “Pão”, o que é o pão para nós cristãos, se não Jesus Cristo, a Eucaristia, o nosso alimento enquanto cristãos?

Assim começamos a montar as peças do Puzzle, se Deus é o Fermento, então nós somos a farinha, a farinha que precisa do fermento para crescer e tornar-se pão. Nós precisamos de Deus, da fé, para crescermos e tornarmo-nos naquilo que foi Jesus.
Por sua vez a mulher, pode representar Maria mãe de Jesus, que fez aquilo que Deus lhe pediu, que fez com que o fermento se tornar-se visível através da farinha, que fez com que Jesus Cristo fosse gerado, e o criou e tornou possível a presença de um elemento vivo, visível e exemplo para nós.

Em conclusão “Até que tudo esteja fermentado” – A nossa missão enquanto Cristãos, é deixar o “fermento” actuar em nós, para que nos tornemos o Pão. É preciso construirmos uma caminhada e ajudar o próximo para que este também se torne no Pão, e que esta farinha torne possível a criação de muitos pães e cada vez mais, e mais… É importante que com a nossa Fé e a ajuda de Deus, mas também com muito trabalho (com ajuda das nossas mães, catequistas, …), nos tornemos pessoas melhores, cada vez mais próximos da pessoa de Jesus Cristo.

Sem comentários: