São João Baptista
Hoje celebra-se a solenidade de São João Baptista. Mais um dia importantíssimo que nos deve levar a pensar como devemos levar a nossa vida voltada para Deus. São João foi um profeta que recebeu o seu nome de Baptista devido à sua constante pregação de um baptismo feito de arrependimento para remissão dos pecados (Lc 3;3). É sempre muito bom celebrarmos o São João com as festas populares, mas nunca devemos que o verdadeiro sentido do dia é pensarmos e repensarmos no nosso baptismo, nas nossas promessas baptismais. No compromisso que assumimos perante a Igreja. São João não teve um vida fácil. Tal como seria de esperar. E se neste tempo não nos vão cortar a cabeça como lhe fizeram, podemos encontrar muitas dificuldades na pregação da Palavra de Deus aos outros. Problemas de sermos aceites e compreendidos.
Diz São João Baptista:
“Fazei uma conversão frutuosa…”(Lc 3;8)
Ou seja, ele recomenda-nos para que aceitemos o Baptismo como um novo projecto de vida. Um projecto que não seja só fachada. Um projecto que dê frutos. Neste capítulo ele faz constantemente recomendações contra a avareza, contra a violência etc. A sua pregação alegrava tanto as pessoas que alguns até pensaram que ele poderia ser o Messias. Disse-lhes ele:
“Eu vos baptizo na água, mas eis que vem Outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar as Suas sandálias; Ele vos baptizará no espírito.” (Lc. 3;16)
Façamos desde Mártir mais um exemplo de verdadeiro seguidor de Cristo. Façamos deste dia, um dia de reflexão sobre o que é o baptismo para nós. Um ritual? Ou um abraço verdadeiro para com Deus, um abraço que no une a Ele para sempre?
Sem comentários:
Enviar um comentário