Figura2

terça-feira, agosto 11, 2009

O Rebanho

Evangelho segundo S. Mateus 18,1-5.10.12-14.

Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe.» «Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu. Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada? E, se chegar a encontrá la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos.»

Esta leitura (que faz parte do Evangelho de hoje) alerta-nos para a tendência que o Homem tem em pensar que lá por ter muitos bens ou por ser muito reconhecido, já tem lugar firme no céu e passa à frente de todos. Se formos analisar esta passagem, Jesus mostra-nos precisamente o contrário. E com razão! As crianças são um exemplo perfeito porque nos aponta para uma inocência que os adultos há muito perderam. As crianças na sua inocência vivem a vida sem interesses sem maldade, sem exigir saber tudo. Elas aceitam os ensinamentos dos pais e assim vão crescendo em sabedoria. Quantas vezes já não nos passou pela cabela ignorar o que nos dizem por acharmos que sabemos tudo?

Outro aspecto que Jesus salienta é o facto de não deixarmos que nenhuma ovelha se perca. O mesmo podemos associar às pessoas que estão mais perto de nós. Existem muitas situações onde os mais necessitados são ignorados, estando os mesmos em situações de aflição e a precisar de muito apoio. E a culpa é nossa porque estamos a deixar perder-se uma ovelha. Porque o desespero e a solidão muitas vezes faz as pessoas pensarem coisas e fazerem coisas que não fariam se nós lá estivessemos para as ajudar e apoiar. Assim, é preciso que estejamos com muita atenção para que nenhum destes"meninos" que Jesus fala se perca do "rebanho". E não faz mal se deixamos um grupo enorme de amigos para ir ao encontro de uma pessoa que precisa de carinho. É mesmo assim que Jesus quer. Dedicação ao próximo. É assim que mostramos a nossa fé e que Jesus vive em nós. Era assim que Jesus faria. Portanto imitemo-Lo e os frutos serão colhidos bem maduros :)


Em primeiro lugar, devemos perder o defeito de estarmos constantemente a julgar as pessoas com o intuito de apenas dizer mal e de não ajudar as mesmas

Sem comentários: