Figura2

domingo, janeiro 18, 2009

Onde moras?


Hoje a leitura do Evangelho teve partes que não pude deixar de realçar. Que foi quando dois discípulos O questionaram sobre a Sua morada.

Eles disseram-lhe: «Rabi que quer dizer Mestre onde moras?»
Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.»

Pois bem, é uma questão pertinente esta. Onde é que mora Jesus. Esta é uma pergunta que devemos fazer a Deus sem medos.

Tenho por vezes conversas com pessoas que não são cristãs e que me perguntam muitas vezes onde está Deus e como é que posso acreditar em algo que não se vê. A questão pode parecer fácil mas de certo que não é. Como explicar a alguém que a nossa fé nos faz crer em Deus com muita certeza. E como dizer a essas pessoas onde é que mora Deus sem ser apenas no Céu?

Acho que em primeiro lugar acho que a passagem que citei responde. Queremos saber onde mora Deus? Então venham e vejam. Já dizia o querido Papa João Paulo II: «Não tenham medo!». Pois é, se queremos mesmo saber quem é Deus e onde é que Ele mora, há que ter o mínimo de interesse em percorrer este caminho cristão que nos exige dedicação e interesse. A Igreja oferece-nos um caminho cristão para quem opta por conhecer melhor quem é que afinal é Deus. Um caminho que deve começar por uma boa catequese, seguida do sacramento do Baptismo, para depois desfrutarmos da sagrada comunhão na Eucaristia, até chegarmos aos sacramentos posteriores. Só assim poderemos conhecer melhor a Deus e perceber onde é que mora e como é que me posso relacionar melhor com Ele. Não percebo realmente, e perdoem-me o desabafo e se magoo alguém mas, não percebo o que é ser católico não praticante. Conheço muitos. E sei que muitos apenas querem saber de Deus nas horas de aflição. E depois se não têm o que querem perguntam-se onde está Deus. Onde é que Ele para? O mesmo perguntam muitas outras pessoas que nada querem ter a ver com Cristo Jesus nosso Deus. Pois claro. Não sabem porque não querem saber. Não basta fazer umas rezas e tudo fica bem. É preciso que haja uma claro relacionamento com Deus. Um interesse da nossa parte que procura Deus pelos caminhos que muitas vezes são tortuosos.

Gostava de fazer referência à primeira leitura também, que nos fala do chamamento de Deus a Samuel. O que se passava é que Samuel não percebia quem é o estava a chamar. E só com a devida atenção e resposta da sua parte é que percebeu que era Deus que o interpelava. Ora, o mesmo se passa connosco. Deus fala-nos. Deus procura-nos. Deus quer estar connosco. E nós dizemos tantas vezes que Deus não fala connosco e que não O ouvimos. Acho que tal como Samuel, devemos dizer no nosso coração: «Fala Senhor que o teu servo escuta!» E é só assim que conseguiremos de facto perceber o que é que Deus quer. É preciso estarmos atentos e silenciosos, sem pressa de obtermos as respostas no momento. Deus trabalha à velocidade que acha que deve e mais importante ainda, porque é assim que nós vamos beneficiar ainda mais dessa ajuda.

É preciso que guardemos estas coisas todas no coração tal como Nossa Senhora que estou certo que percebia muito pouco. Contudo a sua fé era tal que aguardava pacientemente.

Acho que andamos demasiado perturbados com os problemas desta sociedade e que não damos espaço para Deus falar nem muito menos para O escutar quando nos chama. Não esperem que Ele vos fale ao ouvido. Mas esperem sim situações, sinais, e coisas que parecem coincidência, mas como já são tantas que dá para perceber que não é possível tantas coincidências. Alguém nos acompanha e que subtilmente nos vai falando e indicando o caminho correcto a seguir.

Afinal de contas, onde é que Ele mora? Venham e vejam!

1 comentário:

sar.a .si disse...

Para mim ele vive aqui!

Vive dentro do nosso coração... Vive no coração que o sente =)

Vive em ti, e prova disso é este post!
Então, eu vou e vejo!

Beijinhos