Figura2

domingo, outubro 12, 2008

O que é que adoramos?

Decidi assumir um compromisso, mas um compromisso com alguém muito importante, aliás o mais importante, Deus. Esse compromisso consistem em saber cada vez melhor a sua palavra, agora que sou catequista, convém saber das coisas que quero falar, quando quiser falar com eles, pois a minha missão é ajuda-los, no entanto decidi fazer isto também por mim, porque quero saber…

O compromisso consiste em ir lendo a bíblia e interpretá-la conforme penso ser a maneira mais correcta, isto claro não caindo na tentação de deixar de ser modesta e aberta a opiniões de terceiros.

Aleatoriamente escolhi um livro, e um capitulo, e li-o por inteiro… Calhou Daniel 14.

Não sei se conhecem, mas conta a historia de um rei, e do seu povo que adoravam Bel, contrariamente a Daniel que adorava Deus. Esse Bel todos os dias consumia, como prenda dos seus crentes 12 artabes de farinha, quarenta carneiros e seis medidas de vinho. Um dia o rei perguntou a Daniel porque é que adorava Deus, e Daniel disse-lhe que o adorava porque é o Deus vivo, contrariamente a Bel que era uma estátua de barro por dentro e bronze por fora. Então o rei questionou Daniel, que se assim é, porque é que o seu deus, Bel, consumia tudo aquilo diariamente?
Daniel então afirmou que não era Bel, o rei ao ver a sua fé contestada disse a Daniel que naquela noite iriam fechar o “templo” com a comida lá dentro, e que se os alimentos não fossem comidos, Daniel ficaria com o templo, e com Bel, mas se pelo contrário fosse comida, Daniel era lançado aos leões.
Assim o fizeram, mas antes de fecharem o templo Daniel espalhou pelo tempo cinza, de noite e como de costume os sacerdotes, as suas mulher e filhos, subiram sobre o alçapão do “templo”, e alimentaram-se.
No dia seguinte o rei clamou a Bel, por ter comido tudo, no entanto Daniel alertou-o para as pegadas na cinza, e o rei retribuiu com o que disse, deu o templo e a estátua a Daniel, este que os destruiu, e o rei mandou matar os sacerdotes e as suas famílias.
O povo ficou descontente e exigiu ao rei que manda-se Daniel para os leões, ou que caso contrario o matariam, o rei ao ver-se obrigado a isso, entregou-lhe Daniel.
Todos os dias aqueles leões eram alimentados, mas naquele dia não, para que famintos devorassem Daniel, mas o mesmo não morreu, assim passados dias o rei foi chorar pela morte de Daniel, e deparou-se com ele vivo, e então mandou para os leões aqueles que queria lá Daniel, e aos restantes disse para adorarem o Deus de Daniel, o único Deus!

Que conclusão é que eu tiro daqui, é simples, que não se devem adorar estatuas ou imagens para alem de Deus, o nosso pai eterno… e quantas “igrejas” ou ceitas, como quiserem chamar, já nos acusaram disto, a nós católicos, que temos a nossa igreja repleta de imagens?
Realmente eu concordo com eles, quando dizem que temos as nossas igreja tão cheias de imagens, pois ficam lindas, as nossas igrejas, contrariamente ás suas brancas, instaladas numa garagem, ou num armazém!
Mas e se as suas igrejas estivessem cheias como as nossas? A quem é que eles adoravam? Era a Deus ou ás imagens? Certamente que qualquer pessoa responderia a Deus, e não é isso que nós católicos fazemos?
Ora bem, nós temos a nossa igreja cheia de santos, mas não os adoramos, adoramos porém os exemplos que eles nos dão, porque é deles que nos queremos assemelhar, não por eles serem perfeitos, mas porque eles chegaram mais perto de Deus… e afinal não é isso que todos queremos?

A única lição que eu tiro daqui, é que todo aquele que ama a Deus terá a vida eterna, porque Deus não nos deixará ficar mal, nunca, tal como fez com Daniel, assim também o fez com o Rei, que mesmo adorando a Bel teve a oportunidade de conhecer o verdadeiro Deus, e a eles não aconteceu!

Mais uma vez digo, que é importante também não levar estes “contos” da bíblia á palavra, porque corremos o risco de nos tornar incoerentes, e até fantasiados, é natural que a historia não tenha sido assim, e que Daniel se calhar nem tenha estado numa cova com os leões, aqui o que realmente importa é a lição que tiramos daqui.

Algum de vós já ouviu falar dos mitos das civilizações gregas e romanas? Estes mitos não existiram mesmo, serviam como exemplo, e assim também serve a nossa Bíblia, e com ela todos os anjos e santos que nos acompanham, e que estão nas nossas igrejas, para nos lembrarmos do quão importantes somos enquanto humanos, e o quanto podemos ser para nos assemelharmos ao divino…

Pensem nisto!

3 comentários:

Pescador disse...

Olá sar.a .si,

realmente termos os santos nas igrejas não ofende de maneira nenhuma a Deus, ne mvai contra os seus ensinamentos. Só demonstra a tradição imensa que já dura há mais de 2000 anos. Mostra que a fé de certas pessoas foi tão forte que deram a vida pelo Evangelho. E acho que essas pessoas não devem ser esquecidas. Se nunca falarmos delas, se nunca tivermos uma imagem que as simbolize, a sua memória será esquecida. O que é preciso é que saibamos ver as coisas e que estes exemplos todos de fé nos levem cada vez mais a Deus, fazendo-nos imitar as suas acções que por vezes nos parecem impossiveis de concretizar.

Deus acima de tudo.

Beijinho.

Fabio disse...

OI

Mas pense o seguinte, vc precisa d uma coisa, e seu pai vê que vc esta precisando e que c vc pedir á ele, ele poderá t dar, e t dará com mt orgulho e d coração, pois ele t ama, só q ao invés d vc pedir para ele vc vai la e pede para um amigo. Vc acha q seu pai ficaria feliz? Concerteza nao! É assim q eu vejo, será q Deus gosta quando vc em vez d pedir para ele vc vai lá e pede á um santo. Na biblia esta q só Jesus é santo, e em S.João 6.14 diz q Jesus é o unico caminho pra chegar a Deus, ninguem vai ao pai se nao for por ele. Então aceite primeiramente e de coração Jesus como seu salvador, pois ele morreu por ti, e ele é a demonstração do amor d Deus ( S.João 3.16), e se arrependa de todos os seus pecados.
Fico feliz por ver pessoas como vc que estão buscando a Deus, continue assim e verá que este caminho é dificil, mas é Lindo.

Fica com Deus,e que Ele te abençoe muito

sar.a .si disse...

OI Santos Maquinas!

Desde já agradeço o seu comentario, e fico também muito feliz por si, e pela sua interpertação, pois é lindo que mesmo com duas maneiras de ver a Fé ela exista, tanto em mim, quanto em Si!

Eu pessoalmente não peço nada directamente a nenhum santo, sei que há quem o faça, e não critico!

Essas pessoas simplesmente o fazem, para terem um "intermediario", e porque crêm nesses santos, sendo que nao os idulatram!
É como que uma forma de chegar a Deus, falando com alguém que lhe está mais proximo!

É muito importante ver a importância das pessoas que são Santas, porque elas estão mais proximas de Deus, e com ela podemos aprender muito!

Era tão bom que todos tivessemos a curagem de dizer SIM como Maria disse! Você não acha? Não acha isso bonito?
É dessa Fé que as pessoas procuram, e conseguem ver em pessoas que já foram como nós, e que agora estão mais juntinho de Deus, como eu espero um dia estar!

Deus não ficará triste, ficará orgulhoso por nós querermos ser cada vez mais parecidos com ele!

Espero ver mais comentários seus por aqui!

Fique com Deus também! Tudo de Bom =)