Figura2

sábado, março 17, 2007

Quaresma

Estamos na Quaresma. Este tempo que significa renuncia, recolhimento, oração, e conversão. É sobretudo uma preparação para que possamos receber o nosso Deus Jesus Cristo, que vai morrer por nós para depois ressuscitar. Quantos de nós seríamos capazes de pedir a Deus que perdoasse todos os nossos inimigos, depois de termos sido humilhados e espancados severamente? Poucos talvez. Este tempo da Quaresma, deve servir para reflectirmos na nossa vida, para que saibamos reconhecer que somos uns míseros pecadores, e sem Cristo não éramos ninguém. Sem o sacrifício de Cristo não sei onde estaríamos. Provavelmente longe do Paraíso. Mas o que interessa agora é que Cristo vai novamente morrer por nós e ressuscitar. E então eu pergunto: “O que é que nós fizemos para Lhe agradecer este gesto de amor? Que caminhada é que temos levado na nossa vida?” Muitas vezes parecemos esquecer este Cristo que nos aparece todos os dias à frente mas por causa de toda a barafunda do dia-a-dia, parece que não O vemos. Ou não o queremos ver. Muitas vezes optamos sempre pelo caminho mais curto, pelo caminho mais fácil, e deixamos muitas dificuldades para trás. Dificuldades essas que não ficam resolvidas. Ficam à espera que alguém tenha a bondade e a caridade de as tentar resolver. Só que não é isso que Deus nos pede. E nesta época, temos mais uma vez para escutarmos a voz de Deus. Esta voz que não nos larga e que nos “empurra” para o caminho certo. O caminho não é fácil de seguir, mas no fim de todo o trabalho feito, por mais árduo que ele seja, teremos sempre a nossa recompensa de uma maneira ou de outra.

Fico sempre muito feliz nesta altura, porque lembro-me sempre que temos alguém que nos ama de verdade, sem interesses por trás, e que está sempre connosco. Agora não temos a luz da estrela que guiou os reis magos pelo caminho certo, mas temos a luz de Cristo, juntamente com a Sua Igreja que nos guia, e que nos leva ao caminho certo. A Igreja Católica está de parabéns, por ter conseguido levar avante o projecto que Jesus lhe confiou. Cristo prometeu que assistiria sempre a Sua Igreja para que não se desmoronasse, e até agora a Sua promessa está a ser cumprida. Nem o mais ateu ferrenho, consegue desmoronar a fé de um crente convicto. Podem matar o corpo, mas não podem fazer nada à alma. E essa é que é o mais importante.

Peçamos a Deus que nos dê forças para pensarmos e repensarmos a nossa vida, para que saibamos reconhecer que somos pecadores, e para que estejamos prontos a mudar de vida se necessário, para que possamos ser pessoas melhores, para que possamos estar sempre e para sempre na amizade de Deus.

Sem comentários: