Figura2

segunda-feira, outubro 30, 2006

A barca dos Pescadores



A barca é grande. Mas os pescadores são poucos. Existe um mar imenso onde podemos pescar. Existe um oceano sem fim, onde podemos lançar as nossas redes e começar o nosso trabalho. A faina nunca acaba. Todos os dias existe trabalho e nem todos os dias são fáceis. Umas vezes apanhamos ondas mais fortes, outra vezes uma maré bem calma. Outras vezes apanhamos um maremoto e parece que tudo fica inundado e destruído. A nossa missão é conseguirmos ter cada vez mais pescadores na nossa barca. Foi-nos dito: “ Ide por todo o Mundo, e pregai o Evangelho a toda a criatura.” É preciso que não deixemos a barca vazia. É necessário que a enchamos. Que a enchamos de fé e de trabalho para que possamos fazer cada vez mais por este mundo que cada vez mais vive a falta de fé em Deus. É preciso que gritemos de coração aberto o Cristo ressuscitado que vive entre nós, e que tanto chora pelo mal que Lhe fazemos. É preciso levar Cristo aos outros. É preciso que nós saiamos do nosso cantinho e que ponhamos mãos à obra. A barca está sempre com falta de pescadores. Às vezes nem sabemos por onde começar. Basta talvez olharmos para o lado, e vermos as pessoas que nos rodeiam. Quem é que precisa de um sorriso, um abraço, um desabafo, uma amizade verdadeira. Existe muita coisa que podemos desde já começar a fazer. A dar o nosso exemplo como Cristãos Católicos que somos. Cristo não foi pessoa de ficar de braços cruzados. Nem a Sua palavra foi aceite pela maioria.(Ninguém disse que a vida era fácil...) Há que caminhar com a certeza de que pelo menos alguém seja pescado e levado até Cristo. E isso Ele conseguiu. Fisgar uns quantos e coloca-los dentro da barca para que continuassem o Seu trabalho. É só lançar as redes e os resultados surgirão.

Comecei há algum tempo a lançar as minhas redes. Não tem sido fácil. Por vezes é desmotivante. Parece que não consigo lançar bem as redes. E ponho-me a pensar: “Será que estou a lançar as redes correctamente??” É um trabalho simples mas também pode ser complicado. Penso que as redes estão a ser lançadas o melhor que sei. Mas também sei que não é fácil ser pescador, pois nem sempre a pesca vem calmamente nas redes. Muita vezes vêm bastante rebeldes e é preciso ter paciência. Ainda este sábado tinha as minhas redes prontas e lançadas mas não deu para fisgar nada. Apenas me contentei com a pesca já obtida anteriormente. E se querem saber, foi bastante bom ver que, mesmo com a rede esburacada, ainda se consegue fisgar alguma coisa de jeito.

É preciso que não tenhamos medo. É preciso termos fé em Cristo, e termos a consciência que o trabalho não vai acabar nunca. É Cristo que nos faz o apelo:

Vinde após Mim, Eu farei de vós pescadores de homens!

Sem comentários: